Informativo
03/06/2022

Apresentação do estudo de ALM

Os membros do Conselho de Administração, Conselho Fiscal, Comitê de Investimentos e Diretoria Executiva da Maringá Previdência, estiveram reunidos no dia 01 de junho no Auditório Hélio Moreira, para apresentação do estudo Asset Liability Management – ALM.

O estudo foi apresentado, de forma muito didática, pelo representante da Consultoria Financeira contratada, Sr. Renan Foglia Calamia. O estudo Asset Liability Management – ALM, analisa a gestão integrada de ativos e passivos e a melhor alocação dos investimentos dos recursos garantidores dos planos de benefícios, considerando os retornos esperados e os riscos de cada segmento das aplicações, sempre respeitando as restrições legais e regulamentares, os compromissos atuariais desses planos, com os benefícios já concedidos e a conceder.

Trata-se de uma ferramenta altamente eficaz que visa garantir a sustentabilidade e a saúde do RPPS.  O objetivo é, dentre outros, administrar as variantes de riscos, por isso se mostra tão imprescindível para uma gestão estratégica dos RPPS que gerenciam recursos de médio e longo prazos.

Na prática, o ALM é uma forma de auxiliar na definição de como serão alocados os valores recebidos pelas entidades nas mais variadas classes de ativos, considerando variáveis como inflação, taxa de juros, PIB, câmbio, dentre outros, buscando-se assim se aproximar de uma carteira de investimento eficiente.

Participantes da reunião:

Diretoria Executiva
Cinthia Soares Amboni – Diretora-Presidente
Maria Silvana Barbosa Frigo – Diretora de Gestão Previdenciária e Financeira

Conselho de Administração
Edson Paliari
Wilson Antonio Braz

Conselho Fiscal
Denis Roberto Biasoto 
Edson Testi Barandas 
Jefferson Rodrigo Alves

Comitê de Investimento
Ademir Aparecido Antonelli
Bárbara da Silva Garcia
Elisangela da Silva Candil
José da Silva Neves
Leandro dos Santos Domingos

Fonte: Administrativo

Galeria de Fotos