Informativo
04/05/2022

Maringá Previdência presta contas em Audiência Pública

Na tarde de terça-feira, dia 05 de maio, foi realizada a Audiência Pública de Prestação de Contas da Maringá Previdência, referente ao exercício de 2021, em cumprimento ao § 1°, art. 86, da Lei Complementar nº 749/2008.

O contador, Edimar de Oliveira Carvalho, deu início a Audiência apontando a distribuição de segurados por fundo, correspondentes a 31 de dezembro de 2021. Compõem o Fundo Previdenciário 9.248 ativos e 346 inativos, com um total de 9.594 segurados. Já o Fundo Financeiro contempla 2.123 ativos e 3.488 inativos, totalizando 5.611 segurados.

No exercício de 2021 foram concedidos 330 benefícios, sendo 243 aposentadorias e 87 pensões, totalizando 3.834 benefícios ativos, sendo 728 pensões e 3.106 aposentadorias.

Foram apresentados também os valores correspondentes as despesas e receitas consolidadas, os dados sobre os processos com direito a compensação previdenciária e o resultado dos investimentos dos recursos oriundos das contribuições previdenciárias.

Em seguida, a diretora-presidente, Cinthia Soares Amboni, prestou contas sobre os investimentos, informando que a rentabilidade de 2021 ficou negativa em -0,84%, abaixo da meta atuarial que no exercício correspondeu a 16,03% (IPCA+5,45% a.a), devido principalmente ao resultado negativo do Ibovespa de -11,92%, relacionado a fatores como a alta na inflação e a pandemia provocada pela COVID-19. Ainda, apresentou a posição da carteira de investimentos por segmento, correspondente ao fundo previdenciário que fechou o exercício com 56,01% aplicados em renda fixa, 34,62% em renda variável e 9,37% em investimentos no exterior, resultando em R$ 582.046.072,38. Finalizou sua fala apresentando as principais ações realizadas no exercício, como a manutenção da certificação no Programa Pró Gestão RPPS - nível II, a conquista do 3º lugar no Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária da ABIPEM, atualização dos orçamentos para licitação da obra de reforma da sede, lançamento do novo site institucional, entre outros.

Foi apresentado o resultado da Avaliação Atuarial, pelo atuário Luiz Claudio Kogut, contratado pela Maringá Previdência. A Avaliação Atuarial trata-se de um estudo técnico baseado nas características biométricas, demográficas e econômicas, com o objetivo principal de estabelecer de forma suficiente e adequada, os recursos necessários para a garantia dos pagamentos dos benefícios presentes e futuros, previstos pelos planos financeiro e previdenciário.

Por fim, abriu-se espaço para manifestação dos presentes, os beneficiários tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas quanto a audiência, sobre seguro de vida, pagamento de jetons dos conselheiros e compensação previdenciária. Ainda, sugeriram maior participação dos conselheiros nas audiências. A Diretora-Presidente encerrou agradecendo a participação de todos, em especial dos beneficiários.

A Audiência Pública foi prestigiada por beneficiários, servidores ativos da Maringá Previdência e Secretaria de Compliance e Controle, membros da Diretoria Executiva, Conselheiros e por representante do SISMMAR.

Fonte: Administrativo