Institucional / Apresentação

 

Quem somos

A Maringá Previdência é uma autarquia especial municipal dotada de personalidade jurídica de direito público, com patrimônio e receitas próprios, e com autonomia administrativa, técnica e financeira, que atua com base em normas do Ministério da Economia/Secretaria de Previdência, do Conselho Monetário Nacional e do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, objetivando formar um patrimônio que possa garantir a aposentadoria e a pensão aos servidores públicos do município de Maringá e seus dependentes legais.

A Autarquia atua com o propósito de aperfeiçoamento constante de suas atividades e processos, para isso utiliza ferramentas capazes de promoverem diretrizes eficazes de gestão como o Plano de Ação, Código de Ética, Relatório de Gestão, Relatório de Controle Interno, o Plano de Capacitação dos servidores e a Pesquisa de Satisfação.

Com uma equipe de servidores comprometidos, a Maringá Previdência vem somando importantes conquistas, dentre elas, se destacam a conquista da Certificação Nível II do Programa de Certificação Institucional dos Regimes Próprios de Previdência Social – PRÓ-GESTÃO e a frequente renovação do Certificado de Regularidade Previdenciária – CRP.

 

Conselhos

Os servidores municipais contam com uma expressiva representação na Maringá Previdência, onde o Conselho de Administração é composto por sete membros, dos quais quatro são indicados e três eleitos e o Conselho Fiscal instituído por cinco membros, sendo três indicados e dois eleitos, todos com nível superior e mais de dez anos de Prefeitura, o que garante a gerência segura e transparente dos recursos financeiros que são alocados pelo Poder Público e pelos servidores.

 

História

Até 31 de dezembro de 2007, a extinta CAPSEMA era responsável pelo gerenciamento tanto do Fundo de Saúde como do Fundo de Previdência. Após, por força do disposto na Lei Complementar n.º 687/2007, a CAPSEMA passou a gerenciar apenas o Fundo Previdenciário, restando a responsabilidade pela atenção à saúde dos servidores ao Município. Por fim, com a vigência da Lei Complementar n.º 749/2008, a CAPSEMA foi substituída pela MARINGÁ PREVIDÊNCIA, que gerencia o Fundo Financeiro, que congrega os servidores admitidos até 30 de dezembro de 2003, e o Fundo Previdenciário, que tem como segurados os servidores admitidos a partir de 31 de dezembro de 2003.

 

Histórico da Legislação do RPPS

http://www.maringaprevidencia.com.br/sistema/arquivos/1/070121111152_historico_da_legislacao_do_rpps_pdf.pdf

 

Missão

A Autarquia tem como missão: Garantir os benefícios previdenciários aos servidores públicos municipais e seus dependentes com segurança e excelência.

 

Valores

- Ética

- Responsabilidade

- Organização

- Confiabilidade

- Empatia

- Transparência

 

Princípios norteadores

- Legalidade

- Impessoalidade

- Moralidade

- Publicidade

- Eficiência